100 CRIS´ES

quarta-feira, junho 22, 2005

Promessa quebrada

Com a devida autorização da associação dos moradores - e de mais algumas “autoridades” do local – fui com um grupo fazer um trabalho fotográfico na Rocinha, em 1996.

Caminhando tranqüilamente e escolhendo minhas imagens com cuidado, de repente sinto alguém me puxando pela mão e falando: “Tia! Vem aqui, tia! Vou te levar num lugar com uma vista linda pra você tirar foto!”

Em sua inocência infantil, ele nunca poderia imaginar que não eram imagens da “cidade maravilhosa” vista lá de cima do morro que eu queria registrar. Mas ele e seus amiguinhos estavam tão empolgados em me “ajudar” com o meu trabalho que não pude recusar.

Fui puxada por ladeiras íngremes, corredores apertados, escadarias tortas, entrei por portinhas e saí por outras... e no meio desse sobe e desce sem fim eles gritavam: “Vem tia! Por aqui!”. E eu pensava: “Ai meu Deus! Me perdi do grupo... e agora?”

Finalmente chegamos na laje. “Não é lindo aqui, tia? Dá pra ver tudinho! Você não vai fotografar?” – eles perguntavam, empolgados. “Claro!” – respondi. Fingi que fotografei só pra fazer a alegria deles, depois não resisti em falar: “Vocês são muito mais bonitos que tudo isso aqui, sabia? Posso tirar uma foto de vocês?”

Em segundos eles se espalharam, e sumiram da minha frente “mortos de vergonha”. Mas um, o menor de todos, justamente aquele que me puxou pela mão, ficou paradinho. Fez pose meio sem jeito, colocou o dedo na boca e não fixou o olhar em lugar nenhum.

Depois da foto veio aquele pedido humilde e a promessa impossível de ser cumprida:
- “Depois manda a foto pra mim, tia?”
- "Claro, meu anjo, pra onde que eu mando? Qual endereço?"
- "Manda pra cá mesmo! Pra Rocinha!"

Promessa feita. Como poderia negar?


Menino da Rocinha

3 Comments:

  • Adorei esse post, Cris. Melancólico, mas ao mesmo tempo de uma grande beleza. Ele dá um testemunho sincero da grande barreira não-física que nos separa desse menino. E nos conduz a um auto-questionamento: será que nossa percepção da dificuldade em transpor essa barreira corresponde à sua real condição?

    By Anonymous Anônimo, at 9:03 AM  

  • Ai Cris, seu blog está maneiro ... tem belas palavras e bons temas ... sinto muita sinceridade nas palavras ... continue assim q estarei sempre lendo ...
    um beijo

    By Anonymous Anônimo, at 12:02 PM  

  • Cris, seu blog tá lindo...
    Amei esse post, realmente foi profundo e a foto ta show. Acho q vc me deu uma idéia p o meu projeto ;)
    Depois te conto.
    Bjs e saudades de vc!
    Farei visitinhas frequentes por aqui. rs

    By Anonymous Anônimo, at 9:40 PM  

Postar um comentário

<< Home